Geral Múltipla Escolha

Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou ECO-92?

Qual documento surgiu em 1992 quando se realizou no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou ECO-92?

  1. Protocolo de Dinamarca.
  2. Tratado de Cooperação.
  3. Conferência do Rio de Janeiro.
  4. Agenda 21.
  5. Protocolo de Kyoto.

Resolução completa

Explicação passo a passo

D
Alternativa D

Alternativa D - Agenda 21

Introdução à questão

A questão aborda um marco fundamental na história ambiental mundial: a Conferência do Rio de Janeiro (ECO-92). Para responder corretamente, é necessário identificar qual dos documentos listados é fruto direto dessa conferência específica realizada em 1992.

Análise das Alternativas

Para chegar à resposta correta, vamos analisar cada opção com base nos fatos históricos:

  • (A) Protocolo da Dinamarca: Não existe um documento internacional principal com este nome ligado à ECO-92. Existem protocolos posteriores relacionados ao clima, mas não este.
  • (B) Tratado de Cooperação: É um termo genérico. Embora haja cooperação entre países, este não é o nome oficial do documento resultante da conferência.
  • (C) Conferência do Rio de Janeiro: Este é o nome do evento, e não do documento produzido nele. É importante não confundir o local do encontro com o resultado dele.
  • (D) Agenda 21: Correto. A Agenda 21 é um plano de ação global para o século XXI, elaborado durante a ECO-92. Seu objetivo é promover o desenvolvimento sustentável conciliando crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental.
  • (E) Protocolo de Kyoto: Incorreto neste contexto. O Protocolo de Kyoto foi adotado em 1997 na cidade de Kyoto, Japão, e focava especificamente na redução de emissões de gases de efeito estufa. Ele veio depois da ECO-92.

Resumo Histórico

A ECO-92 produziu três documentos principais que são cobrados frequentemente em provas:

DocumentoFoco Principal
Declaração do RioPrincípios éticos sobre meio ambiente.
Agenda 21Plano de ação para desenvolvimento sustentável.
ConvençõesBiodiversidade e Mudança do Clima (que originaram o Protocolo de Kyoto).

Conclusão

O documento que surgiu efetivamente em 1992 na Rio-92, servindo como um guia para ações locais e globais de sustentabilidade, é a Agenda 21. Portanto, a alternativa correta é a D.

Tem outra questão para resolver?

Resolver agora com IA

Mais questões de Geral

Ver mais Geral resolvidas

Tem outra questão de Geral?

Cole o enunciado, tire uma foto ou descreva o problema — a IA resolve com explicação completa em segundos.