Psicologia Múltipla Escolha

O estágio da depressão é marcado pelo despertar do indivíduo para as perdas decorrentes do processo de morte e morrer. Sobre esse estágio, assinale a alternativa que apresenta uma característica que lhe representa:

O estágio da depressão é marcado pelo despertar do indivíduo para as perdas decorrentes do processo de morte e morrer. Sobre esse estágio, assinale a alternativa que apresenta uma característica que lhe representa:

  1. Busca pelo custo x benefício entre viver e morrer
  2. Evitação da realidade de sofrimento e perdas
  3. Comportamento agressivo e hostil direcionado a tudo e todos em volta
  4. Trocas com a espiritualidade, com divindades e até com profissionais de saúde a fim de obter a cura
  5. Despertar a realidade da perda e sofrimento intenso diante do vivido

Resolução completa

Explicação passo a passo

E
Alternativa E

Alternativa E - Despertar sobre a realidade da perda e sofrimento intenso diante do vivido

A questão aborda o modelo das 5 etapas do luto e do morrer proposto por Elisabeth Kübler-Ross. O estágio da depressão ocorre quando a negação desaparece e o paciente percebe a irreversibilidade da situação.

Características principais do estágio de Depressão:

  • Consciência da perda: O indivíduo aceita que está morrendo e percebe as consequências disso.
  • Sentimentos: Tristeza profunda, silêncio, choro e retraimento social.
  • Reação: Não é um transtorno psiquiátrico, mas uma reação natural ao sofrimento iminente.
  • Foco: A atenção se volta para o que já foi perdido ou será perdido (saúde, futuro, relacionamentos).

Análise das demais alternativas:

LetraEstágio CorrespondeCaracterística Principal
BNegaçãoRecusa em aceitar o diagnóstico ou a realidade ("Não pode ser comigo").
CRaivaIrritabilidade, inveja, busca de culpados ("Por que eu?").
DNegociaçãoTentativa de barganhar tempo com Deus ou médicos ("Se eu fizer isso, vivo mais").

Portanto, a alternativa E é a correta pois descreve exatamente o momento em que a pessoa desperta para a realidade dolorosa da perda, caracterizando a fase depressiva do processo de morrer.

Tem outra questão para resolver?

Resolver agora com IA

Mais questões de Psicologia

Ver mais Psicologia resolvidas

Tem outra questão de Psicologia?

Cole o enunciado, tire uma foto ou descreva o problema — a IA resolve com explicação completa em segundos.