Geral Múltipla Escolha

Com relação à pesquisa científica, é INCORRETO afirmar que:

Com relação à pesquisa científica, é INCORRETO afirmar que:

  1. A pesquisa científica é um modo superior de conhecimento humano nas principais dimensões da vida
  2. É possível classificar a pesquisa quanto ao objeto e aos objetivos
  3. Há vínculos entre as ciências puras e aplicadas, da mesma maneira que existe ligação entre teoria e prática
  4. As ciências e, especificamente, a pesquisa científica podem ser classificadas em lógicas ou formais e empíricas ou factuais, cuidando, respectivamente, de objetos matemáticos, abstratos e daqueles denominados naturais e sociais
  5. Os trabalhos de graduação e colegiais não estão no mesmo nível daqueles realizados nos cursos de pós-graduação, pois são sempre iniciação à ciência

Resolução completa

Explicação passo a passo

A
Alternativa A

Introdução

A questão pede identificar a afirmação INCORRETA sobre pesquisa científica. Vamos analisar cada alternativa.

Desenvolvimento

  • Alternativa a: Afirmar que a pesquisa científica é um "modo superior" de conhecimento é um juízo de valor. A ciência é um modo válido e sistemático, mas não é universalmente considerada "superior" a outras formas de conhecimento (como arte, religião ou senso comum). Essa visão é típica do positivismo, mas não é consenso.
  • Alternativa b: Correta. A pesquisa pode ser classificada por objeto (ex: naturais, sociais) e por objetivos (básica, aplicada, etc.).
  • Alternativa c: Correta. Há vínculos entre ciências puras (teóricas) e aplicadas, e entre teoria e prática.
  • Alternativa d: Correta. Classificação clássica: ciências formais (lógico-matemáticas) e empíricas (naturais/sociais).
  • Alternativa e: Correta. Trabalhos de graduação são iniciação à ciência, enquanto pós-graduação envolve pesquisa mais avançada.

Análise

  • A alternativa a contém uma afirmação normativa (de valor) que não é factualmente correta no contexto da epistemologia.
  • As demais alternativas descrevem classificações e vínculos aceitos na metodologia científica.

Conclusão

A alternativa incorreta é a a, pois a ciência não é um modo "superior" de conhecimento, apenas um modo específico e válido.

Tem outra questão para resolver?

Resolver agora com IA

Mais questões de Geral

Ver mais Geral resolvidas

Tem outra questão de Geral?

Cole o enunciado, tire uma foto ou descreva o problema — a IA resolve com explicação completa em segundos.