Joana trabalha há dois anos em uma empresa de médio porte. Recentemente, ela passou a ser constantemente exposta a comentários sarcásticos do seu gestor na frente da equipe, é excluída de reuniões importantes e recebe tarefas com prazos inatingíveis. Quando tenta conversar sobre a situação, seu superior minimiza as reclamações, dizendo que ela precisa aprender a lidar com pressão. Com base na situação descrita, é correto afirmar que:
Joana trabalha há dois anos em uma empresa de médio porte. Recentemente, ela passou a ser constantemente exposta a comentários sarcásticos do seu gestor na frente da equipe, é excluída de reuniões importantes e recebe tarefas com prazos inatingíveis. Quando tenta conversar sobre a situação, seu superior minimiza as reclamações, dizendo que ela precisa aprender a lidar com pressão. Com base na situação descrita, é correto afirmar que:
- Joana está passando por um conflito interpessoal, que deve ser resolvido apenas com diálogo direto entre os envolvidos.
- A empresa só deve intervir se houver denúncia formal por escrito ao setor jurídico ou ao RH.
- Os comportamentos relatados configuram indícios de assédio moral, pois envolvem humilhações repetitivas e intencionais no ambiente de trabalho.
- A atitude do gestor é uma forma de liderança autoritária, mas ainda aceitável em ambientes de alta exigência.
- As ações do gestor são justificáveis diante do baixo desempenho de Joana, desde que não haja agressão física.