Medicina Múltipla Escolha

O tratamento de surtos na esclerose múltipla é feito com corticosteroides em altas doses.

O tratamento de surtos na esclerose múltipla é feito com corticosteroides em altas doses.

  1. Verdadeiro
  2. Falso

Resolução completa

Explicação passo a passo

Resumo da resposta

Alternativa Verdadeiro

A afirmação apresentada está correta. No manejo clínico da esclerose múltipla, os episódios agudos de piora neurológica são denominados crises ou surtos.

Fundamentação Médica

O tratamento padrão para essas crises visa reduzir rapidamente a inflamação no sistema nervoso central e acelerar a recuperação funcional. Para isso, utiliza-se:

  • Corticosteroides em altas doses: Geralmente a metilprednisolona intravenosa.
  • Duração curta: O tratamento é realizado por um período determinado (geralmente 3 a 5 dias).
  • Objetivo: Controlar a atividade inflamatória aguda, embora não altere necessariamente o curso a longo prazo da doença.

Considerações Importantes

É fundamental distinguir este tratamento do tratamento de manutenção (moduladores imunológicos), que é usado para prevenir novos surtos ao longo dos anos.

Portanto, a afirmação de que o tratamento de surtos é feito com corticosteroides em altas doses é Verdadeira.

Tem outra questão para resolver?

Resolver agora com IA

Mais questões de Medicina

Ver mais Medicina resolvidas

Tem outra questão de Medicina?

Cole o enunciado, tire uma foto ou descreva o problema — a IA resolve com explicação completa em segundos.