Em um experimento laboratorial, onde se deve observar a lei de Boyle um gás é inicialmente confinado em um cilindro com um pistão móvel. Durante uma etapa específica do experimento, com a temperatura sendo mantida constante, o pistão diminui o volume do cilindro, ocasionando o aumento da pressão do sistema, por serem grandezas inversamente proporcionais. Nessa condição, qual transformação ocorre com o gás?
Em um experimento laboratorial, onde se deve observar a lei de Boyle um gás é inicialmente confinado em um cilindro com um pistão móvel. Durante uma etapa específica do experimento, com a temperatura sendo mantida constante, o pistão diminui o volume do cilindro, ocasionando o aumento da pressão do sistema, por serem grandezas inversamente proporcionais. Nessa condição, qual transformação ocorre com o gás?
- Não ocorre transformação, pois o trabalho realizado pelo gás é diferente de zero.
- Transformação isotérmica, pois a temperatura do gás permanece constante.
- Transformação isovolumétrica, pois a temperatura do gás permanece constante.
- Transformação isobárica, pois o volume ocupado pelo gás aumenta.
- Transformação isovolumétrica, pois a pressão do gás permanece constante.